18 de setembro de 2010

Brasil e Espanha


As relações entre Brasil e Espanha vêm crescendo,naturalmente o fluxo de pessoas também.No dia 15 desse mês realizou-se a segunda reunião consular de alto nível no palácio do itamaraty,em Brasília.A II Reunião Consular de Alto Nível foi realizada com o intuito de tratar de assuntos como intercâmbio de informações sobre políticas consulares,migratória,segurança na área de documentos de viagem até cooperação policial e jurídica.
A luta contra o tráfico de pessoas e assitências a nacionais vítimas de violência com ênfase na diferenciação que se deve fazer entre tema criminal e questões migratórias também foram abordadas.A I Reunião Consular Alto Nível aconteceu devido a inadmissão de viajantes em ambos países.Nesse sentido,Brasil e Espanha reconheceram avanços positivos.
A II Reunião Consular Alto Nível foi importante,nesse caso, para a confirmação da eficácia dos mecanismos bilaterais como fórum de discussões de questões consulares.A reunião encerrou-se com o desejo mútuo dos países de aprofundar a cooperação em tais assuntos.

Saiba mais:
Disponível em :<http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/ii-reuniao-consular-de-alto-nivel-brasil-espanha-comunicado-conjunto>.Acesso em 18 set.2010.

Uma visita controversa








O Papa foi convidado pela Rainha e pelo Governo Britânico para uma visita pastoral e de Estado ao Reino Unido. A visita é vista como uma chance de estreitar os laços e se concentrar em um compromisso compartilhado em prol do desenvolvimento internacional.
Ao se encontrar com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, Harriet Harman, líder da oposição trabalhista, e Nick Clegg, líder do Partido Liberal Democrata, Bento XVI fez um discurso político no qual denunciou a marginalização da religião inclusive nos países mais tolerantes.



A visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido gerou uma onda de protestos em Londres e Escócia. Os protestos são contra o status de visita de Estado do Pontífice, a oposição dele na distribuição de camisinhas, o acusam de promover a segregação educacional, proibir o aborto, e por falhar na resolução dos casos de abuso de crianças por Cardeais.


Bento 16 na catedral de Westminster expressou sua "profunda dor" pelas vítimas de abusos sexuais e reconheceu "a vergonha e humilhação" que sofrem por esses pecados, que classificou de "crimes atrozes".

Segundo Huntington o grau de religiosidade na Europa é menor do que o observado nos Estados Unidos. Para ele está em curso o resurgimento da religião, que tem papel cada vez mais importante na maneira como os países exercem suas identidades nacionais, a religião portanto ganha conotação política.

Saiba Mais:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/800915-milhares-de-pessoas-protestam-em-londres-contra-a-visita-do-papa.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/800990-papa-se-encontra-com-vitimas-de-abusos-e-expressa-pesar-por-escandalos.shtml

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE68H01P20100918

http://www.clarin.com/mundo/europa/Scotland-Yard-aborto-terrorista-Papa_0_337766293.html

http://www.guardian.co.uk/world/interactive/2010/aug/25/popes-visit-interactive-guide-uk

http://www.time.com/time/world/article/0,8599,2019198,00.html

Mídias de Protesto:

http://www.protest-the-pope.org.uk/

http://twitter.com/ProtestThePope

http://www.facebook.com/group.php?gid=297218597246

Cessar Fogo


Na última quarta-feira foi firmado o acordo que põe fim no contencioso entre Rússia e Noruega que já se arrastava por quarenta anos. O litígio gira em torno da questão da delimitação da área de cada país no Mar de Barents e no Mar Ártico, uma região riquíssima em petróleo e gás.

Com a visita de Dimitri Medvedev a Oslo, capital Norueguesa, em abril desse ano, os países chegaram a um consenso que dividiu o território em duas partes iguais, no entanto, a exploração das riquezas naturais só poderá ser feita com esforço conjunto.

Grande parte dos recursos está do lado russo, mas eles precisam da tecnologia norueguesa para explorá-la, ou seja, há nesse caso uma simplificação do conceito de interdependência complexa proposto por Keohane, pois um país depende do outro e não pode se dar ao luxo de dispensar a “ajuda” do outro.

Se engana quem pensa que esta questão está resolvida por completo pois mais quatro países tem interesse na região e não tenho certeza de que aceitarão com tanta facilidade o acordo entre russos e noruegueses. Agora nos resta esperar pelas cenas do próximo capítulo.


Saiba mais:

Situação:

http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Rusia/Noruega/trocean/Artico/extraer/gas/petroleo/elpepisoc/20100917elpepisoc_3/Tes


Acordo após 40 anos:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/russia-e-noruega-encerram-40-anos-de-disputa-de-fronteira.html

12 de setembro de 2010

Presidente Sarkozy visita caverna de Lascaux depois de semana difícil na França



O Presidente francês e sua esposa visitaram nesse domingo (12) as pinturas pré-históricas da caverna de Lascaoux, no sudoeste da França, a qual comemora hoje 70 anos de sua redescoberta. Tal visita ocorreu depois de uma atribulada semana para o governo francês, marcada por greves e manifestações de sindicatos na terça-feira por conta das reformas na aposentadoria francesa, as quais foram aprovadas na sexta-feira (10) pela Assembléia Nacional, estabelecendo, dentre outras coisas, o aumento de 60 para 62 anos a idade inicial da aposentadoria no país e de 65 para 67 anos a idade para o recebimento integral desta. Essas reformas estão previstas para acontecer a partir de 2018 e são tidas como essenciais pelo governo, já que o país que vem enfrentando a alguns anos uma crise no seu sistema previdenciário.

Em meio a isso, o grande número de suicídios de funcionários da France Télécom voltaram a preocupar o governo, nos últimos quinze dias houveram cinco casos, elevando o número para 23 mortes e 16 tentativas desde o início do ano. Os suicídios tiveram auge em 2008 (17 casos) e 2009 (18 casos) em virtude da crise financeira, forçando a empresa a tomar medidas de combate, esses novos casos indicam que a crise na empresa não acabou.



Saiba mais:



Sarkozy e Carla Bruni visitam sítio arqueológico de Lascaux na França.G1, 12 set. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/sarkozy-e-carla-bruni-visitam-sitio-arqueologico-de-lascaux-na-franca.html Acesso em: 12 set. 2010.

href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CDBUTRU%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C06%5Cclip_filelist.xml">

GARRIC, Audrey. Cinq nouveaux suicides à France Telecom. Le Monde, 10 set. 2010. Disponível em: http://www.lemonde.fr/societe/article/ww2010/09/10/cinq-nouveaux-suicides-en-quinze-jours-le-malaise-perdure-chez-france-telecom_1409659_3224.html. Acesso em: 12 set. 2010.

Retraites : la gauche dénonce "un moment grave". Le Monde, 11 set. 2010. Disponível em: http://www.lemonde.fr/politique/article/2010/09/11/retraites-la-gauche-denonce-un-moment-grave_1409732_823448.html. Acesso em: 12 set. 2010

Protestos mobilizam milhares contra reforma da previdência na França. O Globo, 07 set. 2010. Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/09/07/protestos-mobilizam-milhares-contra-reforma-da-previdencia-na-franca-917578615.asp. Acesso em: 12 set. 2010.

Sarkozy fica inflexível sobre reforma da aposentadoria apesar de protestos. Correio Braziliense, 08 set. 2010. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/08/mundo,i=211957/SARKOZY+FICA+INFLEXIVEL+SOBRE+REFORMA+DA+APOSENTADORIA+APESAR+DE+PROTESTOS.shtml. Acesso em: 10 set. 2010.