11 de setembro de 2010

Democracia?


Nesta semana, o assessor para questões russas de Barack Obama deu a entender que Medvedev deve fazer algo para que a democracia seja respeitada no país.

O atual presidente foi eleito justamente pelas promessas de cunho democrático, no entanto, o que se viu desde então foram muitos discursos bonitos e pouca ação de fato. A meu ver, Medvedev é uma espécie de fantoche na mão do ex-presidente (e atual primeiro-ministro) Vladimir Putin e, por esse motivo, não conseguirá desestratificar o cenário político russo.

A situação política no país é bastante tensa, e na última quinta-feira um carro bomba explodiu na região do Cáucaso Norte. Ainda assim, o discurso de Putin se enrijece (com o aval de Medvedev?) e não há sinais claros de quando essa questão se resolverá, ou pelo menos se encaminhará de alguma forma.

Enquanto isso civis continuarão sofrendo e morrendo por conta desse desarranjo político.


Saiba Mais:

Assessor de Obama:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/assessor-de-obama-incentiva-russia-a-promover-democracia.html

Explosão de Carro-Bomba:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100909_russia_explosao_rc.shtml

Medvedev:

http://www.elpais.com/articulo/internacional/Medvedev/descarta/democracia/parlamentaria/elpepiint/20100911elpepiint_5/Tes

10 de setembro de 2010

E.T.A-Euskadi Ta Askatasuna,Pátria Basca e Liberdade.

O anúncio de cessar-fogo decretado pelo grupo separatista ETA criado em 1959,não convenceu o governo espanhol que afirmar ser apenas mais uma tática para ganhar tempo e se reorganizar.Em 1974 o ETA foi dividido em ala militar e política devido ás divergências entre os integrantes quanto ao uso da violência na luta para conquistar a independência de sete províncias ao norte da Espanha e uma no sudoeste da França.

De acordo com o governo espanhol a ala militar do grupo vem perdendo força.Nesses mais de 30 anos de luta armada mais de 800 pessoas já morreram vítimas de atentados.A partir de 1997 o grupo separatista basco perdeu grande apoio popular quando um vereador de 29 anos do Partido Popular,que governava a região basca foi assassinado.Em protesto mais de seis milhões de pessoas saíram ás ruas para exigir que o ETA abandonasse a luta armada.Então,em 1998 o ETA anunciou o primeiro cessar-fogo que logo foi suspenso com um atentado.

Com o cessar-fogo declarado nessa semana pelo ETA,soma-se 11 declarações de tréguas,mas que não renuncia definitivamente a luta armada.

Saiba mais:

Disponível em:<http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1437_etahistory/index.shtml>. Acesso em 10 set.2010.

Vídeo:

Disponível em:<http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1332552-7823-GOVERNO+DA+ESPANHA+PROMETE+CONTINUAR+A+CACA+AO+ETA,00.html>. Acesso em 10 set.2010.

5 de setembro de 2010

Notícias dos jornalistas sequestrados


O governo francês recebeu notícias de dois jornalistas franceses, Hervé Ghesquière e Stéphane Toponier, que foram seqüestrados em dezembro pelo talibã. De acordo com Claude Guéant, vice-presidente francês, os repórteres encontram-se em “boa saúde” como mostram as “provas de vida recentes” datadas “de uma dezena de dias” e ressaltou que o ramandan interrompeu as negociações , mas estas serão recomeçadas em alguns dias. O anúncio veio próximo a reunião do dia 15 de setembro com a família dos seqüestrados.

Vale lembrar que o seqüestro ocorreu no dia 30 de dezembro na província de Kapisa onde estão estabelecidas uma parte das forças francesas que trabalham com a OTAN. Os repórteres estavam com mais três afegãos realizando uma reportagem e sem a proteção dos soldados franceses no momento do rapto. Em abril desse ano foi divulgado um vídeo onde eles apareciam visivelmente abatidos e sendo obrigados a lerem um texto pedindo para que as exigências dos seqüestradores fossem aceitas.


Saiba mais:

http://www.lemonde.fr/actualite-medias/article/2010/09/05/la-france-a-recu-des-preuves-de-vie-recentes-d-herve-ghesquiere-et-stephane-taponier_1407071_3236.html