O posicionamento da Rússia quanto ao Irã é meio ambíguo e pelo que se tem observado, tudo depende do tom das declarações de Ahmadinejad e seus conterrâneos. O país apoiou a última reunião entre os membros do Conselho de Segurança (CS), com o intuito de debater meios de se buscar o diálogo com o descendente do Império Persa.
Na reunião da Assembleia da ONU dessa semana em Nova Iorque, os representantes russos voltaram a fazer declarações sobre o tema, e afirmaram que o país é terminantemente contra qualquer tipo de Sanção Unilateral aplicada contra o Irã, pois elas são uma violação. O ministro Celso Amorim disse que há a possibilidade de a Rússia propor uma resolução que desaconselhe a utilização de Sanções Unilaterais.
Apesar disso, o presidente Medvedev, afirmando o cumprimento de resolução da ONU, emitiu um decreto na última quarta proibindo a entrega dos sistemas S-300 e de outros armamentos ao Irã, uma medida criticada pelo governo iraniano.
Ao que tudo indica, o ideal russo é se manter longe de conflitos frontais, tanto com os países do Conselho quanto com o Irã. Resta saber se essa decisão quanto a quem apoiar vai trazer algum dano de maior proporção não só ao país, mas ao cenário internacional.
Saiba Mais:
Celso Amorim:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100922_amorimrussia_ac.shtml
Rússia contra sanções:
0 comentários:
Postar um comentário