7 de novembro de 2010

Abram alas que o trem vai passar!

Caros leitores,

Como já devem ter percebido, os europeus adoram um protesto, especialmente os franceses. Um dos mais recentes foi no dia 05 de novembro (que perdura até hoje), por causa de um trem com um carregamento de resíduos nucleares, considerado "o mais radioativo da história" por ecologistas. Este, só possui um comboio, de 14 vagões, que levam 308 contêineres com 123 toneladas de resíduos nucleares vitrificados, sendo que esses dejetos correspondem ao consumo elétrico de 24 milhões de pessoas durante um ano.

O trem da morte, como intitulado por alguns, partiu de Valognes (noroeste da França) em direção a Gorleben, no norte da Alemanha, devendo, originalmente, passar pelas cidades francesas de Arras, Valenciennes, Fourmies, Hirson e Charleville, mas devido aos protestos, depois de Amiens, o trem foi desviado para o ramal de Reims, Châlon-en-Champagne e Metz. Agora, já em território alemão, o número de protestos aumentou, com centenas de pessoas na ruas contrárias ao comboio e diversas outras manifestando ao longo das linhas por onde ele deve passar. Para evitar um acidente nuclear (seria maior que o de Chernobyl), o governo alemão reforçou a segurança nas estações e nas vias.

Esse comboio mostra um dos maiores problemas que o mundo enfrenta hoje, os dejetos nucleares. Estes não podem ser jogados em qualquer lugar, sua radioatividade dura anos e oferece sérios ricos para as comunidades vizinhas das usinas. Os países precisam encontrar novos meios de energia sustentável, além de aumentar os investimentos naquelas já existentes, como a eólica e a solar.

Saiba mais:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/trem-com-residuos-nucleares-segue-da-franca-para-alemanha.html

http://www.lemonde.fr/planete/article/2010/11/07/le-convoi-de-dechets-radioactifs-progresse-tant-bien-que-mal-en-allemagne_1436750_3244.html#ens_id=1253535

http://www.lemonde.fr/planete/article/2010/11/06/un-train-transportant-des-dechets-nucleaires-contraint-de-changer-d-itineraire_1436288_3244.html

0 comentários:

Postar um comentário