5 de novembro de 2010

CORREIO!!!


Nesta semana o que causou preocupação foram os pacotes bomba endereçados a várias embaixadas instaladas na Grécia.Na segunda-feira(01), as autoridades já tinham alertado as embaixadas sobre possíveis pacotes dessa natureza entregues por meio dos correios.No mesmo dia,alguns pacotes já haviam sido enviados para o presidente francês,Nicolas Sarkozy e três representações diplomáticas a da Bélgica,Holanda e México.



Então,na terça-feira(02),a polícia encontrou mais cinco pacotes bomba desse vez,endereçadas as representações da Bulgária,Chile,Rússia,México e Suíça.O pacote enviado para a embaixada da Suíça chegou a explodir mais não deixou feridos.

Diante desses acontecimentos a Grécia suspendeu por dois dias os serviços de correio aéreo voltando ao normal nessa sexta-feira(05).
Esse incidente apenas traz mais a sensação de insegurança causada pelos os protestos que contra a falta de emprego,ocorrido nos últimos meses.



Saiba mais:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/pacotes-bomba-sao-enviados-a-cinco-embaixadas-na-grecia.html.

31 de outubro de 2010

Protestos na Itália


Desde da semana passada a construção de um novo aterro sanitário em uma pequena cidade no interior da região de Nápoles,na Itália, vem causando uma série de protestos por parte da população que é contrária a tal medida.
O novo aterro sanitário será, se realmente for construído, o maior da Europa.Os morados dizem que o terreno não é adequado para tal fim e que pode ocasionar contaminação de uma área residencial, além de contaminar a água.Dessa forma, vários moradores enfrentaram a polícia e estão impedindo o caminhões de despejarem o lixo naquela área.Com isso, a coleta de lixo na região de Nápoles está comprometida, se acumulando nas ruas.

Para tentar resolver essa situação o premie Sílvio Berlusconi liberou 14 milhões de euros para a construir novos aterros e incineradores de lixo.Segundo o premie os lixos espalhados pelas ruas de Nápoles não oferece riscos para a população.
Há suspeitas que a máfia italiana Camorra esteja incitando as manifestações, pois explora a coleta de lixo ilegal.

A crise do lixo como assim está sendo chamada é um reflexo da má administração pública da cidade.Entretanto, não é somente a região de Nápoles que tem sofrido com a má administração pública, mas o país como um todo, podemos observar a dificuldade da política nacional italiana promovida por Berlusconi.
Saber mais:

24 de outubro de 2010

Guerlain


O projeto de lei para a reforma da previdência foi finalmente aprovado no Senado e esta indo para a etapa final que é a aprovação do Parlamento. Mesmo na Toussaint (uma semana de folga), as manifestações e greves continuam por todo o país e a maior preocupação do governo é a normalização do abastecimento no país, que esta interrompido pela paralisação de refinarias e depósitos de petróleo.


Mas esse post não será dedicado as manifestações, chega delas por enquanto. Essa semana vou falar da infeliz declaração de Jean-Paul Guerlain, um célebre perfumista, no canal France 2 (um dos principais do país). Este questionado sobre a criação do perfume Samsara respondeu: “ Por uma vez, eu trabalhei como um crioulo. Eu não sei se os crioulos sempre trabalharam tanto assim, mas enfim...”. Pronto, polêmica feita. No twitter começou uma campanha de boicote a Guerlain, que nem é mais de Jean Paul (pertence ao grupo LVMH), a marca por sua vez se pronunciou contrária a tais declarações, assim como a ministra da Economia, Christine Lagarde. A cidade de Montpellier renunciou a uma campanha publicitária da Guerlain. As associações SOS Racisme e o Conselho Representativo das Associações Negras (CRAN) querem denunciá-lo e promoveram nesse domingo um protesto em frente a loja Guerlain da Champs-Elysées, o qual atraiu cerca de cem pessoas. E ao Jean Paul só restou pedir desculpas e esperar que as pessoas se acalmem.



Porém, por que essa declaração gerou tanto problema? Primeiro, a palavra usada por Guerlain para se referir aos negros, “nègre”, uma forma depreciativa de chamá-los. Segundo, a França passa por sério problema com os imigrantes africanos, os quais se sentem descriminados pelos franceses e são visto pela população francesa como imigrantes pobres geradores de despesas para o governo e causadores do aumento da violência e de muitos dos problemas sociais que o país enfrenta. Assim, as declarações de Guerlain reavivaram o conflito já existente dentro da sociedade francesa, por isso o envolvimento do governo no caso, o qual viu a necessidade de se pronunciar para evitar que tais declarações sejam generalizadas e se transformem em manifestações violentas. Terceiro, não é a primeira vez que Jean Paul dá declarações polêmicas, da última vez, interrogado sobre a utilização de mão de obra clandestina em suas plantações em Mayotte, ele disse: “Já se sabe que aqui a mão de obra clandestina é um mal endêmico".

Dica para o Jean: shhhhhhh!! Aprenda com a Weslian Roriz e evite pronunciamentos ao vivo.

Saiba mais:

http://www.lemonde.fr/societe/article/2010/10/22/les-appels-au-boycott-des-produits-guerlain-se-multiplient_1429562_3224.html#ens_id=1426995

http://www.lemonde.fr/societe/article/2010/10/23/le-collectif-boycottez-guerlain-manifeste-devant-la-boutique-des-champs-elysees_1430484_3224.html#ens_id=1426995

http://www.lemonde.fr/societe/article/2010/10/15/jean-paul-guerlain-s-excuse-apres-son-derapage-sur-les-negres_1426992_3224.html#ens_id=1426995

http://www.lemonde.fr/societe/article/2010/10/22/montpellier-boycotte-guerlain-apres-les-propos-discriminatoires-de-l-ancien-parfumeur_1430112_3224.html

A crise continua...e a mão invisível é cada vez mais invisível.

A crise econômica como a de 2008, pôde ser sentida nas principais economias do mundo e levam-se alguns anos para que tais economias se recuperem.Falaremos,então desses países que ainda não conseguiram se recuperar.Uma crise econômica sempre desestabiliza internamente um país, principalmente se esse já for vulnerável economicamente.Nesse sentido, podemos observar nessa semana os países que mesmo antes da crise eram considerados os “irmãos pobres” dos países europeus e também apelidados de *P.I.G.S vêem sofrendo com questões internas como instabilidade política, protestos de civis, ações terroristas entre outros.Para entrar no “clube dos irmãos ricos” alguns desses países camuflaram informações na esperança de desfrutarem das mesmas benesses,pensaram que o fato de entrarem para o “Clube da U. E” seus problemas econômicos seriam resolvidos porque ganhariam mais força no mercado internacional.
Entretanto, o que podemos observar até agora, é que a mão invisível, princípio econômico estabelecido por Adam Smith em 1776, é mesmo invisível, pois para a regulação das economias dos PIGS,o principal agente esta sendo a intervenção estatal aliada as políticas sugeridas pela União Européia.

*PIGS refere aos países Portugal, Itália, Grécia e Espanha.A Irlanda foi incluída no final de 2008 e quando nos referimos aos PIGS incluindo a Irlanda escrevemos dessa forma PIIGS.

17 de outubro de 2010

Inimigo Oculto


As drogas, segundo Naím, são uma das cinco guerras da globalização, e a Rússia trava uma batalha fortíssima contra os narcóticos, mas ainda assim não é bem-sucedida.
No país, a heroína é mais mortífera que qualquer guerra e os usuários mais comuns estão nas grandes cidades. A produção de ópio já foi reduzida, mas ainda não foi suficiente porque a droga consumida vem, em sua maior parte, do Afeganistão. A porta de entrada principal é a fronteira com o Cazaquistão, no entanto é difícil controlar e apreender os carregamentos antes de chegarem ao consumidor.
O narcotráfico com o passar dos anos fica mais organizado e dribla com mais eficiência os mecanismos governamentais de contenção. Isso não acontece apenas na Rússia, é um mal que assola praticamente todos os países do mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de overdose e a dependência química em muitos países não merece a atenção que deveria.
A globalização fortaleceu os cartéis de drogas e os Estados não estão conseguindo inibir o crescimento de usuários. A pergunta que me faço todas as vezes que vejo as estatísticas é: até quando? Até quando os Estados vão fazer vista grossa a esse acontecimento? Até quando as pessoas vão se matar por opção própria? Até quando a sociedade será conivente com isso?
Não sei responder essas questões, mas ainda tenho esperanças de que isso possa acabar ou pelo menos diminuir bastante.

Saiba Mais:
Declarações de Ivanov:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/heroina-matou-1-milhao-de-pessoas-desde-2000-diz-russia.html

16 de outubro de 2010

Protestos na França


"O que o Parlamento fez, a rua pode desfazer."




A França enfrenta mais uma dura semana de protestos contra a reforma da previdência, mais de 1 milhão de franceses foram para as ruas nos últimos dias pressionar o governo a abandonar o projeto que prevê o aumento da idade mínima da aposentadoria de 60 para 62 anos. Encabeçados por estudantes e sindicatos, as paralisações atingiram vários setores do país, os meios de transporte, refinarias e depósitos de petróleo (como a Total, uma das maiores do país), os portos, as ferrovias, as escolas, universidades, os produtores agrícolas, etc, entraram em greve.

Mesmo com o país parado e a população insatisfeita, o presidente francês Nicolas Sarkozy e seu partido (União por um Movimento Popular, UMP) não estão dispostos a aceitar a exigências da população, defendendo que estas mudanças na previdência são essenciais e necessárias para diminuir o enorme déficit no sistema de previdenciário e salvar o regime. O projeto de lei ainda esta em processo de aprovação no Senado, o qual deverá votar nesta quarta-feira.

O Estado francês está baseado num regime de bem-estar social, mas este sistema se mostra cada vez mais complicado de manter, especialmente, na França, por causa do grande número de imigrantes dependentes da ajuda estatal, do aumento da expectativa de vida dos franceses e da recente crise financeira mundial.

Saiba mais:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/10/16/franceses-protestam-contra-reforma-previdenciaria.jhtm

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/10/16/franceses-protestam-greve-ja-prejudica-fornecimento-de-combustiveis-na-franca-922804271.asp

http://economia.estadao.com.br/noticias/not_39211.htm