13 de agosto de 2010

CRISE ECONOMICA EUROPEIA

No inicio de 2010 os países considerados as economias mais fracas pertencentes á União Europeia são eles: Portugal,Itália,Grécia e Espanha tiveram seus problemas agravados devido á crise financeira mundial.Os governos então,recorreram a empréstimos bilionários junto ao Banco Central Europeu (BCE) para ajudar os setores mais importantes e minimizar os efeitos da crise em suas economias.Porém,com pacotes de ajuda maior do que os números das arrecadações,o resultado foi que esses países se encontram ainda mais endividados.
Em julho último,Grécia,Portugal e Itália foram os países que mais recorreram ao Banco Central Europeu.De acordo com o banco Central da Grécia,o total de crédito subiu para 2,5% no fim julho.Os empréstimos concedidos a bancos portugueses e italianos elevaram-se 20% e 12%, respectivamente.Segundo analistas,os resultados dos testes de estresses dos bancos europeus que visam a recuperar a confiança no setor financeiro da região podem não terem surtido efeitos imediato.

Por isso,como recomenda os analistas,as próximas semanas tornam-se importantes para observar se essas medidas foram suficientes ou se serão necessárias mais políticas de apoio.


Saiba mais:

Grécia,Portugal e Itália recorrem mais ao BCE em julho. Agencia Estado,13 de ago.2010.Disponível em: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/08/grecia-portugal-e-italia-recorrem-mais-ao-bce-em-julho.html Acesso em 13 de ago. de 2010.


Déficit na Grécia cai 39,7% entre janeiro e julho.Agencia EFE,11 de ago.2010.Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/deficit-na-grecia-cai-397-entre-janeiro-e-julho.html. Acesso em 12 de ago.2010.




0 comentários:

Postar um comentário