11 de agosto de 2010

Crítica da ONU as novas políticas de imigração do governo francês



No fim julho o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou uma nova política governamental, a qual propõe, dentre outras medidas, destituir da nacionalidade francesa todas “pessoas de origem estrangeira” que tenham “voluntariamente atentado contra a vida de um policial, de um membro da guarda civil ou qualquer outra pessoa depositaria de autoridade pública”; e a evacuar os 300 campos ilegais de Ciganos e Nômades instalados por todo o país.

Acusando o país de atentar contra o direito das minorias o Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU (Cerd), anunciou nesta quarta-feira, 11 de agosto, que examinará a política governamental, tratando de temas que vão desde a identidade nacional até a política de imigração passando pela discriminação com os Ciganos. Nesse ponto, a Liga dos direitos humanos (LDH) acusa a França de fazer uma mistura entre os Ciganos e os Nômades e lembra que a ONU já atentou o governo francês sobre esse tema em 2005, mas as recomendações não foram seguidas.


Saiba mais:

Evacuation de deux squats de Roms dans l'Hérault. Le Monde,10 ago. 2010. Disponível em: http://www.lemonde.fr/societe/article/2010/08/10/evacuation-de-deux-squats-de-roms-dans-l-herault_1397743_3224.html. Acesso em: 10 ago 2010


0 comentários:

Postar um comentário