O Cáucaso é uma região localizada no Sudeste da Rússia e é permanece quase que constantemente em conflito com o país. Para o governo russo é uma região estratégica por ser a porta de entrada para a Ásia, no entanto, os conflitos religiosos acabam por fortalecer ideais separatistas que remontam a época do desmembramento da União Soviética.
Na Rússia, a religião predominante é o Catolicismo Ortodoxo com uma minoria muçulmana, que está majoritariamente concentrada nesta região, fator que aumenta ainda mais a instabilidade existente.
Em março deste ano, houve diversos atentados de homens-bomba no país, e um dos alvos escolhidos foi o metrô de Moscou, no qual cerca de 30 pessoas morreram, no duplo-ataque. A autoria dos atentados foi assumida por grupos separatistas do Cáucaso e, desde então, o governo russo tem intensificado sua atuação na área com o intuito de coibir novos acontecimentos semelhantes. O governo russo assumiu uma postura coercitiva e alguns dos terroristas apontados como mandantes dos atentados foram assassinados recentemente.
Para a imprensa local, os atentados significaram o fim da aparente segurança exibida pelo governo desde o fim dos conflitos pela Ossétia do Sul.
Saiba Mais:
Morte de um dos responsáveis:
Morte de um dos chefes do grupo terrorista:
Moscou de Luto:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/03/100330_moscou_luto_video.shtml
Segurança e o atentado:
A nova fronteira do Cáucaso:
Distribuição populacional:
0 comentários:
Postar um comentário