16 de outubro de 2010

P.I.G.S

Portugal: O projeto de orçamento para o próximo ano,deixa o Parlamento português em um impasse entre o governo e a oposição.O Partido Socialista de Portugal,de base governista,e o Partido Social-Democrata,oposição,dividem as opiniões acerca do projeto de orçamento para 2011 que prevê medidas de austeridades rigorosas.O governo precisa do apoio da oposição para a aprovação do projeto no Parlamento.Os governistas afirmam que o projeto ajudará a reduzir o déficit e recuperar a confiança dos mercados.Por outro lado,o Social-Democratas não aceitam os aumentos tributários e não se comprometem a apoiar as medidas.Por isso, pretendem votar contra o projeto.
Itália: Em torno de 100 mil pessoas foram às ruas de Roma incentivadas pelo sindicato dos metalúrgicos para protestarem contra a política econômica do governo do premiê Silvio Berlusconi. Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, sobretudo, nas montadoras.
Grécia: Aproximadamente 41mil pessoas tentaram entrar na U.E no primeiro semestre desse ano, 36mil entraram pela Grécia, através do rio Evros. Das entradas terrestres 9 em cada 10 ilegais usam a Grécia como portal de acesso à União Européia,principalmente da Turquia.O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados,ACNUR pediu para que as autoridades gregas tomassem medidas para ajudar os refugiados enviando médicos,intérpretes e assistentes sociais para auxiliar os imigrantes que se encontram em centros de detenção na fronteira da Grécia com a Turquia.
A Grécia pediu mais ajuda dos parceiros para controlar o grande número de pessoas que deseja entrar na U.E.
Espanha: A Guerra Civil espanhola (1936-1939) foi um dos acontecimentos mais violentos anteriores a Segunda Guerra Mundial. O governo espanhol está investigando as mortes e os desaparecimentos de mais de 100mil pessoas que foram enterradas sem identificação,e estuda a possibilidade de exumar alguns corpos que foram sepultados no Vale dos Tombados, durante a guerra civil e também no governo do ditador Franco,posterior ao fim da guerra civil.
A atitude espanhola causou manifestações de partidos políticos de oposição ao governo. Segundo a oposição tal atitude abre feridas já fechadas pela transição do país para a democracia na década de 1970.

Saiba mais:
Leia também:ORWELL,George.Lutando na Espanha.Rio de Janeiro.Civ. Bras.1967.

0 comentários:

Postar um comentário